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Histórico do programa, objetivos e perfil do egresso

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (PPI/UEM), foi aprovado na 92ª reunião do CTC/CAPES, em 2006, conforme Portaria MEC 1.140 DOU 10/09/2008, tendo fundada a sua vocação nas mesmas propostas desta Universidade e teve o início de suas atividades em 2007. Em  2012, o PPI completou seu segundo triênio e, ao longo desses anos, sua proposta consolidou-se em torno das contribuições da Psicologia para a sociedade. O trabalho desenvolvido no mestrado que culminou em resultados positivos, promoveu as condições para a proposição do doutorado. O projeto de doutorado foi  aprovado pela CAPES, em 2014, no edital 156ª Reunião (8 a 12 de dezembro/2014), já com  início em 2015, revelando a importância e necessidade deste curso para o Estado do Paraná, bem como, a excelência do trabalho desenvolvido pela pós-graduação em Psicologia.

Em 2016, o PPI completou dez anos e, ao longo desse período vem destacando-se por suas colaborações em prol de uma Psicologia em consonância às necessidades de uma sociedade que tenha como prioridade a humanização das pessoas.

Desde a sua criação, o PPI se esforça e dedica-se para que a Psicologia, enquanto ciência e profissão, seja campo fértil e alvo de reflexão e análise, e que tenha como finalidade a elaboração constante de proposições para o âmbito social. Esse empenho se explicita desde a sua criação pelo Departamento de Psicologia da UEM (DPI), que está em seu 36º ano de funcionamento e, cuja filosofia está precisamente pautada nessa prática.

Esse Departamento tem como objetivo central formar psicólogos capazes de reflexão crítica dos conhecimentos e práticas produzidos pela Psicologia em consonância com os contextos histórico, social, econômico e políticos de sua construção e consolidação. Embora o PPI tenha objetivos próprios, condizentes com o nível de pós-graduação, o objetivo do Departamento norteia suas atividades, desde a sua implantação, resultando em um trabalho formativo convergente.

Para o DPI e o PPI, o investimento na Educação é compreendido como a alternativa mais produtiva para o enfrentamento dos desafios que decorrem do processo de desenvolvimento do indivíduo, nos diferentes contextos a que pertence ou atua. Precisamente a Psicologia, como ciência e profissão, é constantemente convocada para dar conta dessa tarefa.

A Psicologia desta instituição prima pela construção de instrumentos e/ou técnicas e de elaborações teóricas, que objetivam a promoção de mudanças significativas nos mais diversos contextos socioculturais, em que possa atuar, sobretudo, com populações que carecem de condições fundamentais para o seu pleno desenvolvimento. Com esta perspectiva, este Programa de Pós-Graduação define a sua meta de expandir o universo conceitual de profissionais de Ciências Humanas em geral e, especificamente, os profissionais da área de Psicologia, no que diz respeito à desconstrução e re/construção de saberes, sua localização no tempo e na sociedade, isto é, a sua historicidade, uma vez que a capacidade de compreender os conceitos nas formas de sua produção, possibilita ampliá-los e recriá-los.

A pós-graduação, que se dirige a professores e pesquisadores, assim como a profissionais cujo trabalho é o da aplicação direta dos conhecimentos da Psicologia, se empenha em prepará-los para a universalidade e a crítica. A universalidade refere-se à capacidade do sujeito de formular generalizações, diante do particular (o regional, por exemplo), ampliando as perspectivas teóricas e práticas. A competência crítica, por sua vez, diz respeito à possibilidade de desconstruir e reconstruir conceitos, tendo em vista, sobretudo, que eles resultam de momentos e de contextos datados na sua criação e aplicação, o que define seu próprio potencial de superação conforme as condições históricas. Esta pós-graduação também se propõe  a ampliar os conhecimentos do curso de graduação em Psicologia, por meio da integração com as pesquisas desenvolvidas  pela mesma.

No mestrado e no doutorado, vem sendo desenvolvido um trabalho de aprofundamento teórico/prático que tem por finalidade ampliar os conhecimentos científicos imprescindíveis para a capacidade de universalidade e crítica, a execução e acompanhamento de atividades de pesquisa e ensino universitários. A adoção e a manutenção desta finalidade requer a oferta de uma sólida formação científica, que leve ao domínio de conhecimentos necessários para atuação profissional em diferentes contextos. Para tanto, é relevante o reconhecimento da  diversidade de perspectivas no processo de compreensão do ser humano propiciando subsídios para a atuação em equipes multiprofissionais. Trata-se da integração entre a teoria e a prática, nas diferentes ações ou procedimentos nos campos da Educação, Saúde, Trabalho entre outros. Essas proposições  definem o perfil do mestre que o PPI busca formar.

No que se refere às expectativas, o PPI, considerando os desafios nacionais e internacionais, tem seu planejamento vinculado ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UEM – PDI (2012-2016), aprovado pela Resolução 009/2013 do Conselho Universitário da UEM, com efeito retroativo a 01 de janeiro de 2012. Nele foram estabelecidos alguns objetivos, metas e ações. Expõem-se dois deles.

Objetivo 1:  Melhoria do Programa com elevação no conceito. Meta: Incremento e criação de atividades referentes à pós-graduação. Ações: adquirir livros e periódicos Investir na publicação em periódicos de alto impacto; investir na publicação de livro/capítulos de livros; realizar convênios com instituições de ensino/pesquisa; participar de eventos nacionais; participar de eventos internacionais; contar com a participação de professor visitante; elaborar e submeter projetos aos órgãos de fomento; incluir alunos de graduação em projetos vinculados à pós-graduação; equipar laboratórios de pesquisa e definir vaga para concurso de professor titular.

Objetivo 2: Criação de Doutorado. Esta meta já foi atingida, possibilitando a ampliação e verticalização do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. O projeto do doutorado foi elaborado, tramitou e foi aprovado nas instâncias da Universidade Estadual de Maringá e ao ser encaminhado para análise da CAPES em 2014, teve a concretização de sua aprovação. A primeira turma do doutorado  teve início em 2015, com 11 alunos, em 2016 ingressaram mais 16 alunos e está tramitando para 2017 o processo seletivo para o ingresso de mais 9 alunos.

Das ações previstas no PDI (2012-2016), algumas ainda se encontram em andamento, haja vista que estamos estruturando o Curso de Doutorado, tais como: contratar técnico de nível médio; adquirir materiais para biblioteca on-line; obter mais bolsas de doutorado (uma vez que temos somente seis); continuar a implementar o funcionamento do curso.

 

 

OBJETIVOS

Historicamente o tema da constituição da subjetividade tem sido uma preocupação central da Psicologia. De fato, boa parte da produção científica da área volta-se à compreensão de diferentes aspectos da constituição do sujeito. Este foi o ponto de partida para a proposição e adoção de um dos desafios do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – PPI/UEM, primeiramente no curso de mestrado e, a partir de 2015, no curso de doutorado. Temos primado pela busca coletiva do aprofundamento das discussões e da produção de conhecimentos sobre a constituição do sujeito em sua totalidade.

A composição da área de concentração do Programa também prioriza a historicidade. A opção por essa categoria de análise decorre e implica em uma rejeição de teorias cujas bases epistemológicas envolvam formas de naturalização dos processos de constituição do sujeito, concepções sobre um ser humano atemporal e genérico, desvinculado de seus grupos sociais e de sua época; paralelamente, mas em sentido contrário, implica na adoção de perspectivas de vinculação dialética dos processos subjetivos às práticas sociais, à cultura e às contradições históricas.

A adoção desse elemento traduz-se numa das características dos trabalhos que veem sendo realizados pelos pesquisadores vinculados ao Departamento de Psicologia e que compõem o Programa de Mestrado e Doutorado. Salienta-se que mesmo antes da criação do PPI havia instituída a prática de estudos de textos e autores clássicos ante a preocupação com a recuperação, a atualização, a crítica e a busca de superação dos conceitos e proposições teóricas no campo psi. Isso conduziu à consideração e à preocupação permanentes com a dinamicidade e a complexidade dos processos psicossociais.

Buscar produzir aprofundamentos e atualizações nas concepções teóricas que adotamos, elaborá-las e aplicá-las como bases para a compreensão, a modificação ou a transformação de processos psicossociais ganham maiores possibilidades de efetivação se enfrentadas coletivamente e podem constituir-se em campo fértil para a formação de novos docentes e pesquisadores.

OBJETIVOS GERAIS

- Estabelecer um programa de pesquisas sobre a historicidade e a dinamicidade da constituição dos sujeitos, dos processos subjetivos e das práticas sociais;

- Formar recursos humanos para o exercício da pesquisa científica e da produção teórica no universo conceitual e metodológico da Psicologia e áreas afins.

- Formar recursos humanos para o exercício da docência no Ensino Superior, considerando as políticas públicas da educação, os desafios que se impõem ao docente e as alternativas possíveis com vistas a contribuir para a qualidade desse nível de Ensino.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Promover a constituição de saberes em Psicologia considerando, principalmente, sua localização no tempo e na sociedade, reconhecendo a sua historicidade e seus desdobramentos, nas três linhas de pesquisa do Programa: Psicanálise e Civilização; Subjetividade e Práticas Sociais na Contemporaneidade; Desenvolvimento Humano e Processos Educativos;

- Fortalecer ações do corpo docente referentes à ampliação e consolidação de grupos de pesquisa e sua divulgação contribuindo para a produção de conhecimentos na área de Psicologia;

- Incentivar e apoiar a divulgação dos resultados das pesquisas e de processos de reflexão e reelaboração teórica efetivados pelos docentes e discentes, especialmente como publicações qualificadas, mas, também, por meio da participação dos mesmos em congressos, cursos, bancas, programas de intercâmbio e de colaboração com outros grupos e instituições nacionais e internacionais de pesquisas;

- Fornecer subsídios teórico-metodológicos em diferentes abordagens e contextos de aplicação da Psicologia que possibilitem preparar o pesquisador, o professor e o profissional psicólogo para a compreensão ampla e crítica dos processos psicossociais, em resposta aos desafios atuais;

- Propiciar inserção dos mestrandos e doutorandos em processos de pesquisa e de intervenção, para capacitá-los à: a) identificar a existência de lacunas e de necessidades de complementação, aprimoramento, ampliação ou detalhamento dos conhecimentos teórico-metodológicos disponíveis, sobretudo quando confrontados com as condições e desafios propostos pelas situações, carências e aspirações coletivas e individuais e, b) selecionar ou elaborar processos e estratégias para a construção ou a reconstrução dos conhecimentos e alternativas de atuação necessárias para a superação destas condições;

- Instrumentalizar o pós-graduando com conhecimentos e habilidades didático-pedagógicos para analisar o contexto do ensino superior e da pós-graduação, qualificando-o para o exercício do processo ensino-aprendizagem, em nível de graduação e pós-graduação, conforme o estabelecido na Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9394/96, Artigo 66º;

- Colaborar com a qualificação do ensino de graduação do Departamento de Psicologia da UEM integrando as pesquisas desenvolvidas e as atividades de ensino dos docentes e alunos do PPI.

 

PERFIL DO EGRESSO

O perfil do aluno que se pretende formar com o pós-graduando do PPI diz respeito a um pesquisador autônomo e preparado para atuar no Ensino Superior, que, por sua vez, dará continuidade ao processo formativo de novas gerações. Se o curso de mestrado oferece as ferramentas básicas para a atuação do jovem pesquisador, com o curso de doutorado, almejamos que o egresso seja preparado para atuar em prol da nucleação de novos pesquisadores. Este, deve ser instrumentalizado teórica e metodologicamente , em acordo com a abrangência da área de concentração do programa – Constituição do Sujeito e Historicidade, de modo a: identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as à decisões metodológicas que permitam a produção de conhecimentos que possam ser generalizáveis para além da própria pesquisa por ele desenvolvida.

Em relação à autonomia esperada de um pesquisador em nível de doutorado, entendemos que ela decorra da experiência advinda da participação em projetos de pesquisa, sob a direção de um orientador mais experiente, e das atividades que implicam: elaboração de projetos e relatórios, participação e coordenação de grupos de estudos aos quais estejam vinculados alunos da graduação e mestrado, membros da comunidade acadêmica e não acadêmica (profissionais gestores e representantes de associações, conselhos, etc.). A expectativa é, pois, de que essas experiências, já desenvolvidas no PPI, sejam fortalecidas e contribuam para a formação de um pesquisador autônomo. Ao focalizarmos o perfil do egresso do curso de doutorado, não excluímos essas experiências formativas aos alunos do mestrado, que também devem ter franca participação nas elaborações e desenvolvimento de projetos de pesquisas.

No caso mais específico do doutorado entendemos que um aluno deste nível de pós-graduação deva atingir uma profundidade de estudos que o capacite a transitar por variados temas e dentro de diferentes níveis de complexidade, de maneira que, tanto em relação à pesquisa quanto em relação à docência, consiga desenvolver investigações e realizar atividades de ensino, junto com seus pares e/ou com seus alunos, de acordo com as exigências do contexto e capazes de gerar novos conhecimentos e alternativas de atuação. Isso implica numa formação, do doutorando, que priorize a capacidade crítica contextualizadora.

O curso de doutorado, que em 2016 constituiu a sua segunda turma, evidencia a importância da internacionalização. Isso implica tanto na divulgação do conhecimento produzido no Brasil, por meio de participação em eventos e publicações no exterior, quanto na possibilidade de trazer produções internacionais para que sejam socializadas em nível nacional, promovendo o estabelecimento de parcerias de trabalho acadêmico-científico, assim como a constituição de redes de pesquisa. Disso deriva a ideia de que o doutor formado pelo PPI tenha a oportunidade, por meio de um estágio no exterior (doutorado sanduíche), de aprofundar as discussões teórico-metodológicas da sua pesquisa.

A expectativa é que o profissional formado pelo PPI apresente reflexões e elaborações científicas imprescindíveis para uma atuação pautada na universalidade e na crítica, no âmbito das atividades de pesquisa e do ensino universitários. Tais objetivos dão continuidade ao trabalho formativo de cursos de graduação, pois se elege como meta a oferta de uma sólida formação científica, que leve ao domínio de conhecimentos psicológicos necessários a uma atuação profissional em diferentes contextos, reconhece a diversidade de perspectivas necessárias à compreensão do ser humano, de modo a propiciar subsídios para atuação em equipes multiprofissionais, fazer a integração entre a teoria e a prática, em diferentes ações ou procedimentos nos campos da Educação, Saúde, Trabalho entre outros.

Espera-se, ainda, que os alunos egressos do mestrado e doutorado tenham, entre suas prioridades, o fazer científico e a docência no Ensino Superior comprometidos com a produção e a socialização de novos saberes, na área de Psicologia, e atenção às demandas sociais atuais, tendo em vista o horizonte de uma sociedade democrática.