Você está aqui: Página Inicial / Docentes e Linhas de Pesquisa / Linha e Pesquisa 1: Psicanálise e civilização

Linha e Pesquisa 1: Psicanálise e civilização

Em termos descritivos, essa linha abriga investigações e estudos concernentes à teoria psicanalítica em sua pluralidade e em suas polêmicas. Do mesmo modo, enfoca a clínica e a psicopatologia psicanalíticas como instrumentos fundamentais dessa construção teórica; assim como a história da psicanálise, seja essa última concernente à história do movimento psicanalítico ou às ideias psicanalíticas, como contextualização desse sabe.

Aline Sanches

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR). Psicóloga pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Assis-SP. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Filosofia pela UFSCAR e em Psicanálise e Psicopatologia pela Université Denis Diderot - Paris 7 (co-tutela com a École Doctorale Recherches en Psychanalyse). Atua como docente no ensino superior desde 2008, com ênfase nas seguintes áreas: epistemologia e história da psicologia e da psicanálise, teorias e sistemas em psicologia, psicologia do desenvolvimento, técnicas psicoterápicas, filosofia contemporânea e história das ciências. Dedica-se à pesquisa dos seguintes temas : clínica psicanalítica, filosofia de Gilles Deleuze, "O Anti-Édipo", filosofia da psicanálise, metapsicologia, epistemologia e história da psicologia.

Temas: Deleuze. Deleuze e Guattari. Esquizoanálise. Teoria psicanalítica. Metapsicologia. Clínica psicanalítica. Psicopatologia. Epistemologia da psicanálise. História e filosofia da psicanálise.

Contato por email: asanches@uem.br

Eliane Domingues

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com período de sanduíche na Université Paris 7 (École Doctorale Recherches en Psychanalyse et Psychopathologie). É professora associada do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá e trabalha atualmente com os seguintes temas: Etnopsicanálise, Georges Devereux, Clínica Transcultural, Povos Indígenas, Migrantes, Refugiados, Psicanálise e Política

Temas: Etnopsicanálise, Georges Devereux, Clínica Transcultural, Povos Indígenas, Migrantes, Refugiados, Psicanálise e Política

elianedomingues3@hotmail.com

Marcos Leandro Klipan

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2005), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Assis/SP (2015). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Coordenador do Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão em Psicanálise e Gêneros (LEPEPSIG)

Temas: Psicanálise e gêneros.

mlklipan@uem.br

Paulo José da Costa

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1989), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998), doutorado em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Desenvolvimento Humano.

Temas: Psicanálise e desenvolvimento humano; Psicanálise aplicada, ou extramuros (mitologia, tragédia grega, artes, cultura);Psicopatologia psicanalítica;História da psicanálise.

pjcosta@uem.br

Viviana Carola Velasco Martinez

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professora não titular da Universidade Estadual de Maringá na graduação e no curso de Mestrado em Psicologia, na linha de pesquisa Psicanálise e Civilização.

Temas: Clínica psicanalítica; Psicanálise extramuros; Psicanálise e arte; Psicanálise e civilização.

vcvmartinez@hotmail.com