Você está aqui: Página Inicial / Docentes e Linhas de Pesquisa / Linha e Pesquisa 2: Subjetividade e Práticas Sociais na Contemporaneidade

Linha e Pesquisa 2: Subjetividade e Práticas Sociais na Contemporaneidade

Busca compreender aspectos da constituição do sujeito com ênfase na complexidade dos processos psicossociais. Visa discutir conceitos e teorias psicológicas em articulação com os desafios propostos pelos fenômenos sociais contemporâneos e contribuir com subsídios para a discussão crítica das intervenções psicológicas em diferentes campos de atuação do psicólogo. Propõe-se produzir a partir de uma diversidade de vertentes teórico-metodológicas da Psicologia em diálogo com outros campos do saber tais como Filosofia, Sociologia, estudos de gênero e saúde coletiva.

Docentes

Alvaro Marcel Palomo Alves

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2000), Mestrado em Psicologia da Infância e Adolescência pela Universidade Federal do Paraná (2003) e Doutorado em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho(UNESP), Atualmente é professor adjunto no curso de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM, coordenador do grupo de pesquisa "Laboratório de Estudos em Psicologia Sócio-Histórica - LAEPSO" e editor adjunto do periódico Psicologia em Estudo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Sócio-histórica, Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Social

TemasPsicologia sócio histórica; Afetividade; Infância e adolescência; Jogos de papéis

ampalves@uem.br

Currículo Lattes

Daniele de Andrade Ferrazza

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ Assis) na área de Psicologia e Sociedade (linha de pesquisa: Subjetividade e Saúde Coletiva). Possui mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ Assis) (2009) e graduação em Psicologia pela mesma Universidade (2005). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (Nota 4). Tem experiência na área de Psicologia Social, Psicologia da Saúde e Saúde Mental e Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Gênero, Medicalização, Ética e Saúde Mental, Psicologia e Instituições, Processos de subjetivação e exclusão social.

Temas: Feminismo; Saúde Mental e Gênero; Poder Psiquiátrico; Saúde Mental e Atenção Psicossocial.

danieleferrazza@yahoo.com.br 

Currículo Lattes

Ednéia José Martins Zaniani


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2000), Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2008) e Doutorado em Psicologia e Sociedade pela UNESP-Assis/SP (2015). Interessa-se e dedica-se a estudos sobre infância e saúde mental infantojuvenil na perspectiva do SUS e da Atenção Psicossocial e na interface da Psicologia com as Políticas Públicas.

Temas: Saúde mental infanto-juvenil. Políticas Públicas de Saúde e Educação. Atenção Psicossocial e SUS. 

edapsi@hotmail.com
Currículo Lattes

Eduardo Augusto Tomanik

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1977), mestrado em Psicologia Comunitária pela Universidade Federal da Paraíba (1984) e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual de Maringá.

Temas: As emoções sob a perspectiva da Psicologia Social. Representações Sociais das emoções. Aspectos e aprofundamentos teóricos sobre as emoções.

eatomanik@gmail.com

Currículo Lattes

Guilherme Elias da Silva

Psicólogo e Doutor em Psicologia pela UNESP - Campus Assis na área de conhecimento: Subjetividade e Saúde Coletiva. Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. As áreas de conhecimento em que atua: Psicologia Organizacional e do Trabalho, principalmente nos seguintes temas: Modos de Gestão, Saúde Mental e Trabalho e Subjetividade e Intersubjetividade nas Relações de Trabalho.

gesilva@uem.br

Currículo Lattes

Hélio Honda

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1988), graduação em Formação de Psicólogos pela Universidade Estadual de Maringá (2003), mestrado em Filosofia e Metodologia das Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá.

Temas: Questões Conceituais da Metapsicologia Freudiana. Metapsicologia e Clínica. Cultura e Metapsicologia.

hhonda@uem.br

Currículo Lattes

Lucas Martins Soldera

Psicólogo formado pela Faculdade de Ciências e Letras (UNESP/Assis). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras (UNESP/Assis). Doutor em Psicologia também pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras (UNESP/Assis). Professor do Departamento de Psicologia - DPI (área: Psicologia do Trabalho) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisador vinculado aos grupos de pesquisa - Figuras e modos de Subjetivação no Contemporâneo; e Psicologia e Trabalho: dimensões sociais e subjetividade - ambos reconhecidos e certificados pelo CNPq. Membro do Laboratório Interinstitucional de Subjetividade e Trabalho - LIST.

Temas: Psicologia, organizações e trabalho; Subjetividade e trabalho; Clínicas do Trabalho; Saúde Mental e trabalho; Gestão de pessoas

lmsoldera@uem.br

Currículo Lattes

Lucia Cecilia da Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1984), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1995) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá, onde atua na graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos da Psicologia, Psicologia da Saúde e Atenção em Saúde numa perspectiva fenomenológica e histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: abordagem fenomenológico-existencial, cuidado em saúde, psico-oncologia, morte e morrer.

Temas: Relações entre Psicologia, Fenomenologia e Existencialismo. Psicologia da Saúde. Atenção em Saúde.

luciacecilia@hotmail.com

Currículo Lattes

Matheus Viana Braz 

Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Efetivo na cadeira de Psicologia do Trabalho e das Organizações da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade acadêmica de Divinópolis. Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNESP/FCLA . Mestrado na mesma instituição, com período sanduíche na Université Paris Diderot 7 (Laboratoire de Changement Social et Politique), França. Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Assis, com período sanduíche na Universidad de Santiago de Compostela, Espanha. Coordenador do curso de Psicologia da UEMG/Divinópolis (gestão 2020-2022). Membro e Correspondente Internacional no Brasil do RISC - Réseau International de Sociologie Clinique - (França), membro do Comitê de Pesquisa Sociologia Clínica (RC46) da International Sociological Association. É coordenador do "Laboratório de Trabalho, Saúde e Processos de Subjetivação" (LATRAPS), vinculado à UEMG, membro do "Laboratório Interinstitucional de Subjetividade e Trabalho", vinculado à Universidade Estadual de Maringá - UEM e do grupo "Diálogos em Sociologia Clínica", vinculado à Universidade de Brasília - UNB (ambos cadastrados no CNPq). É autor do livro "Paradoxos do Trabalho: as faces da insegurança, da performance e da competição" (Appris, 2019). É, também, Organizador do livro "Sujeito contemporâneo, saúde e trabalho: múltiplos olhares" (EdUFSCar, 2017). Possui interesses nas seguintes áreas: Sociologia Clínica e Psicossociologia; Relações de Trabalho e Estudos Críticos Organizacionais; Evolução do Trabalho Contemporâneo e Sofrimento no Trabalho; Plataformização do Trabalho e Microtrabalho.

Temas: Trabalho digital, uberização, intervenção nas organizações, sofrimento e adoecimento no trabalho, transformaçoes do mundo do trabalho, psicossociologia e sociologia clinica.

matheus.braz@uemg.br 

Currículo Lattes

Murilo dos Santos Moscheta

Professor adjunto A do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá-PR. Líder do Grupo de Pesquisa em Processos Grupais e Comunicação, inscrito no CNPq. Possui graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Realizou estágio doutoramento na Universidade de New Hampshire e atuou como professor convidado do East Side Institute de Nova York. É membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) e da Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo (SPAGESP). É co-fundador do grupo VIDEVERSO (Grupo de Ação em Pesquisa em Diversidade Sexual da FFCLRP).

Temas: Contribuições do Construcionismo Social para o estudo da comunicação e processos grupais. Produção de sentidos e práticas de cuidado em saúde a luz do construcionismo social.

murilomoscheta@me.com

Currículo Lattes

Sylvia Mara Pires de Freitas

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Celso Lisboa/RJ (1985); Especialização em Psicologia do Trabalho pela CEUCEL/RJ (1987); Formação em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Psicoterapia Vivencial/RJ (1990); Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UEM/PR (2018). 

Temas: Psicologia clínica e Psicologia do trabalho. Existencialismo de Jean-Paul Sartre. 

sylviamara@gmail.com
Currículo Lattes