Linha e Pesquisa 3: Desenvolvimento Humano e Processos Educativos
Objetiva analisar as contribuições da ciência psicológica para a explicação do desenvolvimento humano por meio da escolarização e dos processos educativos mais amplos, considerando a transformação das práticas sociais no contexto histórico, numa interlocução entre a Psicologia e outras áreas do saber
Docentes
Adriana de Fátima Franco Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, em Bauru (1996), mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2001) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tema: Psicologia Histórico Cultural. Psicologia Escolar e Educacional. Desenvolvimento e aprendizagem. |
adriffranco@hotmail.com | |
---|---|---|
Fernando Wolf Mendonça Professor do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá. Graduado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2005) e Doutorado no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação e Educação Especial, com ênfase na organização da atividade de ensino e aprendizagem. Temas: Desenvolvimento humano, formação de professores, organização do ensino e neuropsicologia |
fwmendonca@uem.br | |
Maria Lucia Boarini Doutora, Mestre e graduada em Psicologia. Professora Associada do Departamento de Psicologia e dos Programas de Pós-Graduação em Historia da Educação e da Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Temas: Saúde e .Educação Pública. Higiene Mental. Eugenia. Reforma Psiquiátrica
|
mlboarini@uol.com.br
|
|
Marilda Gonçalves Dias Facci Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1986), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Educação Escolar pela faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP (2003). Atualmente é prof. Adjunto TIDE da Universidade Estadual de Maringá. Temas: Psicologia Escolar e educacional, formação e atuação de professores, relação desenvolvimento e aprendizagem, sofrimento/adoecimento psicológico, avaliação psicoeducacional, Psicologia Histórico-Cultural. |
marildafacci@gmail.com |
|
Nilza Sanches Tessaro Leonardo Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1988), especialização em Psicopedagogia pela mesma instituição (1997), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004) . Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Temas: Psicologia Escolar e Educacional. Psicologia e Educação Especial. Processo Ensino e Aprendizagem. |
nstessaro@uem.br |
|
Silvana Calvo Tuleski Psicóloga, com formação acadêmica e atuação profissional na área de Psicologia Escolar e Educacional, Especialista em Psicologia da Educação, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/PR e doutora em Educação Escolar pela UNESP- Campus de Araraquara/SP. É professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá/PR. Temas: Fundamentos de Psicologia Histórico-Cultural; Processos de (des) humanização na sociedade capitalista. |
silvanatuleski@gmail.com |
|
Sonia Mari Shima Barroco Graduada em Psicologia (UEM), é pós-doutora do Programa de Pós Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). Concluiu doutorado em Educação Escolar (UNESP/Araraquara), com a tese "A Educação Especial do novo homem soviético e a Psicologia de L. S. Vigotski: implicações e contribuições para a Psicologia e a Educação atuais". É mestre e especialista em Educação, na área de Fundamentos da Educação (UEM). É docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Temas: Psicologia Histórico-Cultural. Educação Especial. Arte e Constituição Psicossocial da Subjetividade. Psicologia Escolar e Educacional.
|
smsbarroco@uem.br
|
|
Zaira Fátima de Rezende Gonzalez Leal Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1986), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá e supervisora de estágio em psicologia escolar. Temas: Psicologia Escolar e Educacional. Psicologia Histórico-Cultural. Relação Desenvolvimento e Aprendizagem. Constituição da Consciência. Adolescência |
zairaleal@yahoo.com.br |